Paginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A ideia de usar Bomba Nuclear para salvar a Terra de um asteróide está de volta

Quem nunca assistiu o filme Armageddon a qual os heróis salvam a Terra utilizando uma bomba nuclear para explodir um asteroide que está em rota de colisão com a Terra.

É de consenso da humanidade que a colisão de um asteroide há  milhões de anos atrás acabou com a era dos dinossauros. 

Mas hoje existiria alguma solução tecnológica para impedir a colisão de um asteroide à Terra?

Existem várias ideias na mesa, mas todas delas depende de quanto tempo a ameaça tem para colidir com a Terra.

Um novo estudo injetou animo na comunidade cientifica para uma velha ideia de utilizar uma bomba atômica para destruir o asteroide. O autor do novo estudo que animou a comunidade científica é o pesquisador Bob Weaver do Laboratório Nacional do Novo México.

A pesquisa dele desenvolveu sofisticados algoritmos para modelar o que exatamente aconteceria se tal explosão ocorresse em um asteroide. O que se tinha até hoje eram meras discussões do que possivelmente poderia ocorrer.

Em estudos preliminares pesquisadores modelaram como seria uma explosão nuclear em um asteroide completamente sólido com 500 metros de comprimento. O resultado foi animador a explosão levaria o asteroide a se partir em partículas tão pequenas que não causariam nenhum dano serio a Terra. E algumas desses fragmentos seriam acelerados para longe da Terra.

No decorrer do tempo o time atualizou o algoritmo pois assumir que um asteroide é completamente sólido não é muito realístico.  Já é sabido que os asteroides são porosos, sendo assim esse novo estudo propôs as mesmas dimensões para o asteroide só que agora levou em consideração que o asteroide tem 25% de porosidade, e foi atacado com uma bomba de 500-kiloton isso é 20 a 30 vezes mais potente que as bombas usadas pelo EUA contra o Japão na segunda guerra. 

O resultado novamente foi animador, o que iria restar do asteroides são pequenos fragmentos que não causaria nenhum dano a Terra.

Obstáculos para tal missão


Hoje provavelmente a humanidade tenha a tecnologia para proteger a Terra de um impacto como esse, mas a sérios entraves políticos que podem impedir o desenvolvimento de uma missão desse gênero. Primeiro a bomba nuclear nunca foi vista como algo amigável pela humanidade, e vários países podem alegar que tal desenvolvimento é para desenvolver o país militarmente.

Será que compensa investir nessa tecnologia para proteger a humanidade?
 
fontes: blog  tecnologia espacial

Nenhum comentário:

Postar um comentário