Paginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Irã que não aparece nos Telejornais: Desertos, Mar e Florestas num país surpreendente



Ameaças Nucleares, Condenações brutais, Apedrejamentos,  Intolerância religiosa e  Violações aos Direitos Humanos aparecem freqüentemente nas notícias relacionadas ao Irã.

localização do Irã

Mas este espetacular país onde floresceu a civilização persa tem muito mais a mostrar ao mundo do que as loucuras de seu Presidente Ahmadinejad e Aiatolás.

Mapa do Irã

Da metrópole Teerã às praias do Mar Cáspio. Dos desertos do Sul às florestas subtropicais do norte do país, passando por montanhas nevadas e cidades que são Patrimônios da Humanidade, veja agora um Irã que poucos ocidentais terão oportunidade de conhecer pessoalmente.

TEERÃ

A capital do Irã é uma metrópole pulsante, com mais de 14 milhões de habitantes em sua região metropolitana, com todas as mazelas e delícias que uma grande cidade do mundo ocidental oferece. Encravada entre montanhas, com diferentes cores em cada estação do ano, Teerã oferece várias paisagens surpreendentes

Vista aérea da bela capital iraniana 

Mais uma aérea 

As luzes de Teerã

Parece que os dólares norte americanos não afetaram o desenvolvimento iraniano

As estações do ano são muito bem definidas 

A cidade de Teerã vista a partir das montanhas de Alborz 

Os picos nevados que cercam a bela capital iraniana 


A moderna Torre Milad domina a paisagem da capital


 O bela Torre Azadi (Torre da Liberdade), construída em 1971 como Portal da Cidade de Teerã
O IRÃ SUBTROPICAL

O Norte do Irã, ao longo da costa do Mar Cáspio, é repleto de florestas de rara beleza, com belas cidades e  campos multicoloridos por flores de todos os tipos. As maiores montanhas do Oriente Médio são uma presença constante.

Monte Damavand, o mais alto de todo o Oriente Médio (5.610m). "Onde o Irã tem um toque suiço"


Os belos campos da região 


As tulipas florescem tranqüilas no interior persa


Mais tulipas 

Pôr do Sol sobre o Mar Cáspio
PERSÉPOLIS, BERÇO DA PÉRSIA

A antiga capital do Império Persa é Patrimônio da Humanidade desde 1979. Ao contrário dos Budas afegãos, o Irã continua preservando sua cultura, apesar de divergências religiosas. Várias histórias bíblicas ocorreram na Pérsia, como "Daniel na cova dos leões" e a história de "Ester". Existem cerca de 150 mil cristãos no Irã entre os 66 milhões de habitantes do país, mas apesar da constituição indicar liberdade religiosa, há relatos de abusos e represálias contra esta minoria. 

O macedônio Alexandre o Grande passou algum tempo em Persépolis depois de invadi-la, e o Palácio de Xerxes dominava a paisagem com uma avançada arquitetura. Outros famosos personagens persas que viveram na capital do império foram Dario, Ciro, Artaxerxes e Zoroastro.



Murais característicos 

 O deserto persa reserva surpresas

As ruínas de Persépolis, destruída por um incêndio durante a segunda guerra Greco-Pérsica
 
ISFAHAN, A ALMA DO IRÃ

A espetacular Isfahan, que em persa significa "A metade do Mundo" foi uma das maiores e mais movimentadas cidades do planeta entre os séculos X e XVI, passagem obrigatória dos viajantes que cruzavam a rota leste-oeste, entre a Europa e o Oriente. Habitada desde o período Paleolítico, hoje tem cerca de 2 milhões de habitantes, e é a terceira maior cidade iraniana. Porém, sua urbanização até hoje moderna e elegante guarda um segredo incrível: Shah, a mais bela Mesquita do Mundo, construída em 1611, continua exatamente como a 400 anos, encantando os afortunados visitantes.

Relembrando a triste realidade do governo iraniano, é em Isfahan o centro de enriquecimento de Urânio "para fins pacíficos" que a cada dia deixa o planeta mais inseguro. 

A bela ponte sobre o rio Zayandeh 

O complexo da Mesquita de Shah 

Tomada panorâmica 


Entrada principal da Mesquita 


Este local árido concentra população desde a Pré-História 


Os estonteantes detalhes de Shah 


Vista noturna a partir do rio que corta Isfahan 

Um convite à meditação 


Os detalhes são os mesmos desde 1611
 
 
fontes: site ocioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário