Paginas

sábado, 11 de dezembro de 2010

Conheça a UFRPE

Desde a fundação da Escola Superior de Agricultura, em 1912, até hoje, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem alcançado uma coleção de bons resultados devido aos investimentos em ações de ensino e pesquisa e à visão empreendedora da Instituição. Composta por cerca de 700 professores, 780 técnicos e 8 mil estudantes, a UFRPE desenvolve suas atividades voltadas para a busca intensa do conhecimento científico nas áreas de Ciências Agrárias, Humanas e Sociais, Biológicas, Exatas e da Terra, tanto para a evolução educacional e tecnológica do Estado quanto para atender a necessidades e anseios da sociedade.

A Instituição é sediada no Campus de Dois Irmãos, no Recife, e tem suas ações estendidas por todo o Estado através das unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG) e Serra Talhada (UAST), e dos campi avançados, ou seja, extensões situadas no Litoral, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão de Pernambuco. A integração entre o corpo discente e o docente - quase todo constituído por mestres e doutores com formação em universidades renomadas - e a intensa atividade de pesquisa fazem da Universidade um centro de excelência nacional nas áreas em que atua. A qualidade de ensino da UFRPE levou a Universidade a alcançar o status de estar entre as 18 melhores Instituições Federais de Ensino Superior do País, em 2007, além de ter sido reconhecida pelo Prêmio Melhores Universidades, da Editora Abril, como uma das três melhores do Brasil em Ciências Agrárias e Medicina Veterinária.

No quesito infra-estrutura, a UFRPE oferece à comunidade acadêmica a Biblioteca Central (BC), com acervo de aproximadamente 59 mil volumes, entre livros e folhetos, 1.850 títulos de periódicos e cerca de 600 filmes e documentários em fitas e DVDs, à disposição de alunos e docentes. A BC também está equipada com computadores que possibilitam a operação dos equipamentos através de sons, além de uma impressora em braile, específicos para alunos com limitações visuais.

A estrutura do campus de Dois Irmãos é enriquecida por: Centro Esportivo com piscina semi-olímpica, quadra coberta, campo de futebol e pista de atletismo; quatro residências estudantis com 22 vagas para alunos do sexo feminino e 112 vagas para o sexo masculino; núcleo de serviços de saúde com laboratórios especializados, que presta cerca de 4.380 atendimentos mensais, entre consultas médicas, odontológicas, psicológicas, análises laboratoriais e clínicas, assistência social e enfermagem a servidores, alunos e comunidade circunvizinha; Hospital Veterinário, que realiza, aproximadamente, 600 atendimentos mensais, entre consultas, exames e cirurgias em animais de pequeno e médio porte, além de hemocentro animal e centro de cirurgias de castração para cães e gatos da população carente.

Com a evolução da UFRPE, houve a necessidade da criação de pólos acadêmicos, a fim de interiorizar o conhecimento no Estado. Através do programa de expansão do sistema federal de Ensino Superior, a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) foi a primeira extensão universitária a ser instalada no País, no segundo semestre de 2005. Já em 2006, foi implantada a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).

A Universidade Rural possui também órgãos suplementares em outras regiões. No litoral, na ilhota da Coroa do Avião, está instalada a Estação de Estudos Sobre Aves Migratórias e Recursos Ambientais; na Zona da Mata, localizam-se a Estação Experimental de Cana-de-Açúcar, a Estação Experimental de Pequenos Animais e a Estação Ecológica do Tapacurá; na Zona do Agreste encontra-se a Clínica de Bovinos, e, no Sertão, há a Estação de Agricultura Irrigada.

Diante de tantas conquistas, a Universidade Federal Rural de Pernambuco não deve dar por finalizada a sua meta. Apesar de já ter consolidado diversos projetos, produz incessantemente conhecimento, a fim de oferecer subsídios para o avanço científico e social do País. A UFRPE, através do desenvolvimento de políticas educacionais e da responsabilidade social, cumpre com maestria, portanto, o papel fundamental de uma Instituição de Ensino Superior: formar cidadãos.

referencias: site ufrpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário