Paginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Suntuoso projeto arquitetônico de cidade vertical na Venezuela

Bela visão da torre na luz do dia. Foto:Divulgação/Desitecture
Futurista de mais? Talvez não! Fique por dentro de um projeto da Venezuela para revitalizar um conjunto de favelas.
Em 23 de Janeiro de 1958, quando o ditador Jimenez foi deposto do poder através de um golpe militar, uma enorme quantidade de cidadãos venezuelanos de baixa renda e sem local de moradia, acabaram invadindo vários prédios de uma determinada região em Caracas, hoje chamada de 23 e enero.
Visão interna dos copos ocos. Foto:Divulgação/Desitecture

A cidade vertical viria justamente substituir os prédios atuais que são sucateados e velhos, oferecendo a população um suntuoso projeto arquitetônico projetado pela empresa britânica desitecture  tornando-se um grande centro habitacional para a enorme massa de pessoas que vivem no local, a fim de proporcionar não só um ambiente de moraria como também de trabalho, caracterizando uma “microcomunidade”.
Circulação de trabalhadores dos escritórios. Foto:Divulgação/Desitecture
Um dos pontos interessantes é a construção desta torre luxuosa no meio de favelas; um ponto de terra quase sem valor comercial. Além de beleza ao local, uma rede de trabalho e crescimento seria formada, visando à melhoria educacional, de renda e qualidade de vida para os moradores da torre e os adjacentes.
O magnífico projeto foi pensado para suportar 180 andares. Sua belíssima estrutura de três copos vazados chama a atenção e rouba dos os olhares. O último copo, no final da torre, possui contrapesos para conseguir equilibrar todos os outros.
Visão interna dos apartamentos. Foto:Divulgação/Desitecture
O apoio base de toda a torre é uma estrutura vertical e diagonal, que também permite a circulação de pessoas e facilita o transporte de cargas para os possíveis trabalhadores. No 45º terá uma estrutura especial que além de ajudar no balanceamento global da torre, funcionará como uma espécie de “fazenda urbana”, contendo grandes jardins sobrepostos e de grande área arbórea.
No subsolo da torre, serão construídos quatro andares de acessos, contendo estacionamentos gigantescos, abrangendo uma enorme área, sendo incorporadas as suas “pernas” uma estrutura em diagonal com um núcleo que proporcionará a estabilização de todos os copos e de toda a torre.
Área verde da torre. Foto:Divulgação/Desitecture

A idéia dos copos foi de proporcionar ambientes variados e destinados a usuários diferentes, mas nem por isso serão isolados, devido a intercomunicações que os copos possuem uns com os outros. Os copos poderão acomodar apartamentos residenciais, lojas, atividades comerciais em geral, hotéis, escritórios.
A torre contará com heliporto
O lazer também foi pensado, possuindo locais específicos para descanso após um longo dia de trabalho. No topo localiza-se um heliporto, com projetos também de instalar um teleférico para levar visitantes de pontos mais distantes até ela. Contará também com espaços especiais para hélices, que acumulará energia eólica para ser consumida pelos próprios usuários, tentando chegar à auto-suficiência de energia.
Visão noturna com suas luzes exuberantes. Foto:Divulgação/Desitecture

Resta saber agora se a Venezuela vai levar este projeto até o fim, dispondo de somas gigantescas de dinheiro para construir esta que seria uma das torres mais modernas do mundo.
Prévia visão do subsolo. Foto:Divulgação/Desitecture

Nenhum comentário:

Postar um comentário