Paginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cassini celebra 10 anos da passagem por Júpiter

Cassini celebra 10 anos da passagem por Júpiter

Há 10 anos atrás mais precisamente no dia 30 de Dezembro de 2000, a espaço nave Cassini ficou mais próxima de Júpiter, durante sua jornada até Saturno. O propósito principal da aproximação da Cassini de Júpiter foi a utilização da gravidade de Júpiter  para dar um "empurrãozinho" a ela fazendo com que chegasse a Saturno mais rapidamente. 

Mas o encontro com o maior planeta do nosso sistema solar foi aproveitado para testar o estado dos instrumentos abordo da espaço nave. O voo na órbita do planeta permitiu a espaço nave esticar suas asas, e mostrar do que era capaz. A nave tirou várias fotos do planeta e suas luas em torno de 26000 fotos, criando o mais detalhado porta-retrato  de Júpiter. 

As fotos tiradas pela Cassini não tiveram maior resolução do que a da Voyager durante o de 1979, mas suas câmeras possuem um espectro de cores maior o que permitiu aos cientistas de capturar diferentes comprimentos de onda permitindo observar a atmosfera de Júpiter em diferentes alturas. 

Dez anos depois do voo de cassini sobre Júpiter, esse fato continua colhendo frutos, e melhorando o nosso entendimento sobre o universo. 

Na celebração dos 10 anos do voo cientistas estão entusiasmados com as missões que estão por vir ao planeta Júpiter. A próxima espaço nave mandada a Júpiter será a Juno, a qual será lançada pela NASA em agosto desse ano. Além da NASA a Europa planeja uma missão a Júpiter!

Que segredos estarão guardados nessa turbulenta atmosfera?
 
fontes: blog tecnologia espacial

Nenhum comentário:

Postar um comentário