Paginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Jackie, o cão que zombava de Hitler

Recentemente, foram encontrados documentos do escritório do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão que revelam uma história de um cão na Segunda Guerra Mundial, destinado a, eventualmente, se tornar um filme. Um cão na Finlândia chamado Jackie conseguia fazer uma saudação a Hitler tão bem que os nazistas consideravam um insulto grosseiro.

O cão, Jackie, era um vira-lata de propriedade de Tor Borg, um empresário da cidade finlandesa de Tampere. A esposa de Borg, Josefine, uma cidadã alemã conhecida por seus sentimentos anti-nazista, chamava o cão de Hitler por causa de sua maneira estranha, ele levantava sua pata no ar, como os alemães saudavam ao Führer com um grito de "Heil Hitler!"

Em 29 de janeiro de 1941, o vice-cônsul alemão Willy Erkelenz em Helsínquia, escreveu que "uma testemunha, que não quer ser identificado, disse que ... ele viu e ouviu como o cão de Borg reagiu ao comando de "Heil Hitler", erguendo sua pata."

Borg foi chamado na embaixada alemã em Helsínquia, e questionado sobre o seu cão e seu incomum hábito de saudação.

Ele negou ter chamado o cão pelo nome do ditador alemão, mas admitiu que sua esposa chamava o cão de Hitler. Ele tentou minimizar as acusações, dizendo que Jackie fez a saudação apenas algumas vezes em 1933 - logo depois que Hitler chegou ao poder.

O Ministério do Exterior alemão estava pronto para prender Borg por insultar Hitler, mas ninguém quis testemunhar contra o homem.


FONTES: SITE DIARIO INSANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário